top of page
Buscar
  • Foto do escritorCapital Feminino

A hora e a vez do CAPITAL FEMININO

"O século 21 ficará marcado pela liberação do potencial feminino." frase extraída do texto de RAJ SISODIA por Rodrigo Caetano ontem na EXAME.


Por Tamaris Parreira


Registro aqui o pensamento livre dessa mulher, filha, irmã, parceira, amiga e Diretora de Alianças & Parcerias na área de Tecnologia há +26 anos no mercado e que depois dessa matéria, trouxe à tona uma avalanche de reflexões que quero compartilhar com vocês, pois espero que ao menos a vida de uma mulher possa ser tocada hoje.

Quem me conhece sabe, como prometi um artigo, aqui está: o primeiro, feito com muito carinho e cuidado para possamos transformar a realidade ao menos do nosso país, no que se refere à liderança feminina, minha forte marca desde ingressei no mercado corporativo, inspirada pela SALLY HELGESEN que um dia gostaria de ter como mentora.


Sempre inquieta, fui educada pela minha avó, dona Magdalena Piglialarmi (do lar) descendente de imigrantes italianos (hoje com 88 anos e feliz) para ser a dona de casa exemplar e simplesmente me "rebelei"contra o sistema em que fui criada! Ufa...que bom... e absolutamente nada contra essa escolha, mas ouvi minha intuição que queria ganhar o mundo com meu Capital Feminino. E hoje a maior parceria de vida é com o homem que mais me respeita e apoia na minhas escolhas: meu marido Henrique, baita suporte para voos bem altos.


Que texto brilhante, recebi de "presente" ontem de uma grande profissional, Mariana Winter, fundadora da plataforma CAPITAL FEMININO, amiga que admiro muito e que carrega no ventre seu primeiro filho e dará a luz em poucos dias ao Vittorio. Ano passado ela me convidou para ser Embaixadora dessa causa (fiquei mega orgulhosa) e ontem nos tornamos "Partners" nessa transformação que já começou.


"Não acredito em receita pronta para mulheres, somos plurais e singulares ao mesmo tempo.

Queremos abrir um leque de ferramentas e opções, para que cada uma possa montar seu próprio 'lego', em rede, em colaboração e com muita troca."

Posso garantir que vi e vivi coisas extraordinárias em minha vida corporativa, do melhor ao pior, quando se trata de uma "mulher"no comando da equipe, do "budget", do headcount, da expansão de parceiros e negócios, com a marca da inclusão, respeito, ética e transparência. Aí fica mais divertido ainda...rs* A única garantia é que sempre vale a pena ser você: autêntica, objetiva, humana, racional, sensível, orientada a resultados de todos: do cliente, do parceiro de negócios, do time, dos acionistas, do Board, do mercado. Aqui está o ponto de dor: "connecting the dots" - conciliar todos os pontos de interesse, sem que haja rasuras no Compliance ou continuidade nos negócios.


Tem um estudo da OIT que indica que mais mulheres do mercado de trabalho, elevaria o PIB mundial em até U$5,8 trilhões até 2025, no Brasil seriam mais R$382 bilhões no mesmo período. É muita coisa! Não acredito que o ganho seria apenas financeiro, temos um grupo na sociedade que é impactado positivamente por essas mulheres em suas casas. É isso que queremos, ajudar com a experiência em rede de tantas outras mulheres a mudar sua realidade social, financeira, através da informação de qualidade, que instrui, dá poder, liberdade e independência a essas mulheres país afora. No mercado de tecnologia no Brasil, somos menos de 20%, na alta gestão uns 3%, isso é nada comparado ao nosso potencial de impactar essas organizações.


Depois de tantas batalhas: do bem e da inclusão; queremos derrubar muros, construir pontes e sair das bolhas de proteção, para integrar uma grande transformação através do Capital Feminino, pois é muito mais humano que qualquer outra coisa, estamos falando do capital que pode ser intelectual, networking, trabalho, cuidado, escuta (que tanto estudo através da Psicanálise, esse será outro tema) e olhar para reconhecer no outro nós mesmas.

E o que dizer, das mulheres no Mercado de Capitais, isso mesmo, na B3 a bolsa de valores Brasileira, somos pouco mais de 20%, nesse momento, aproximadamente 580 mil no total de +2,6 milhões de investidores. Aqui tenho um compromisso pessoal como investidora a mudar esse cenário e estou me preparando para isso! "Ninguém nos segura." Vamos falar muito de como tornar seu Capital em Investimento para o futuro de uma vida melhor!


Deixo aqui, disponível para todos, minha trajetória, minhas cicatrizes, algumas histórias, muita transpiração, grandes inspirações que me motivam, minhas conquistas, pedidos apoio, troca de experiências, meu aprendizado que tanto quero dividir nos artigos que dedicarei a vocês a partir de agora.


Um grande beijo e esse século é nosso!


Tamaris Parreira

Diretora de Ecossistemas Latam, Embaixadora & Partner️ Capital Femnino,

Mentoria para Startups, Inova BS Trendsinnovation Board Certified



Artigo originalmente postado no Linkedin:

39 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page